A depressão é algo grave e deve ser tratada com seriedade; conheça tratamentos disponíveis e como superar essa condição
Existem diferentes formas de cuidar da sua saúde e a via espiritual é uma delas. Os tratamentos espirituais para a depressão são exemplos disso. Esta é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que se caracteriza por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e falta de interesse em atividades que antes ofereciam prazer.
Com o número crescente de diagnósticos de depressão, muitos indivíduos têm buscado alternativas aos tratamentos convencionais. Saiba mais sobre essa doença e formas de tratá-la.
O que é depressão?
A depressão é uma doença mental complexa que afeta o humor, os pensamentos e o comportamento de uma pessoa. Ela pode variar de leve a grave e interfere significativamente na capacidade de uma pessoa lidar com as atividades diárias.
Os sintomas da depressão incluem tristeza persistente, perda de interesse em atividades, alterações no apetite e no sono, fadiga, sentimentos de culpa ou inutilidade. Podem existir ainda pensamentos constantes sobre a morte ou suicídio.
Números crescentes de diagnósticos de depressão alertam
Nos últimos anos, o número de diagnósticos de depressão aumentou significativamente em todo o mundo. No Brasil isso não é diferente: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o país é líder na América Latina de casos da doença.
Conforme dados de 2017, também da OMS, pelo menos 5,6% da população brasileira sofre com a depressão. E esses números aumentaram com a pandemia de Covid-19. Em 2020, de acordo com a Organização Mundial, a incidência mundial da doença cresceu 25%.
O aumento da condição pode ser atribuído a vários fatores, incluindo uma maior conscientização sobre a saúde mental, redução do estigma associado à depressão e mudanças no estilo de vida e nas pressões sociais.
Além disso, também pode ter relação a eventos traumáticos, estresse crônico e a desequilíbrios químicos no cérebro.
Seja qual for a causa, a doença causa sofrimento, reflete negativamente sobre relacionamentos amorosos, familiares e profissionais e pode levar até mesmo ao suicídio. Por isso, o diagnóstico e o tratamento são essenciais.
Quais são os tratamentos convencionais para a depressão?
Eles são diversos e indispensáveis, mesmo quando os tratamentos espirituais para a depressão são utilizados. Estes devem ser complementares aos procedimentos convencionais e jamais devem afastar a orientação e o acompanhamento médico do paciente.
São alguns dos tratamentos convencionais para a depressão:
- Psicoterapia focada em terapia cognitivo-comportamental (TCC): ajuda os pacientes na identificação de padrões de pensamento negativos e no desenvolvimento de estratégias para lidar com eles de modo a controlá-los, bem como a reconhecer os gatilhos que levam até eles;
- Medicamentos antidepressivos: podem fazer parte dos tratamentos para a depressão e devem, sempre, ser prescritos por um médico. Eles são utilizados especialmente para restaurar o equilíbrio químico no cérebro e melhorar o humor do paciente, evitando mudanças bruscas e picos;
- Práticas saudáveis: embora não sejam necessariamente tratamentos médicos, a prescrição de hábitos saudáveis para pessoas com depressão é comum e eficaz. Eles incluem a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável, o sono de qualidade e o apoio social.
Tratamentos espirituais para depressão também podem ajudar
Os tratamentos convencionais podem ser complementados por tratamentos espirituais, que se voltam não para o plano material, mas para o espiritual. Eles são diversos e são precedidos por uma consulta espiritual.
A consulta corresponde ao atendimento holístico inicial, responsável por fazer o diagnóstico espiritual do indivíduo de modo a entender seu estado de espírito, as influências espirituais e eventuais obstáculos neste claro que se colocam no caminho da felicidade.
A consulta espiritual acontece por meio do jogo de búzios, utilizado como meio de comunicação entre orixás e o terapeuta holístico.
A partir deste jogo e de suas informações, então, torna-se possível encaminhar o indivíduo para realizar os tratamentos espirituais para depressão que são próprios para o que ele precisa para deixar a angústia e a tristeza de lado.
Com a orientação de orixás, o médium responsável pela consulta e pelos tratamentos promove os rituais que podem auxiliar a pessoa. Dentre eles estão, por exemplo, a limpeza espiritual, responsável por afastar influências negativas de espíritos não evoluídos.
Onde encontrar orientação espiritual para superar a depressão?
Ao buscar orientação espiritual e tratamentos espirituais para depressão, conte com o Espaço Reconquistar, que oferece atendimento de qualidade por meio de médiuns capacitados e experientes.
O Espaço está localizado em São Paulo e disponível para atendimentos presenciais. Porém, caso você não seja daqui, não se preocupe: a consulta remota, por telefone, também é uma solução. Por isso, não perca tempo: entre em contato e agende a sua consulta espiritual para tornar a depressão um capítulo do seu passado.
Leia também:
Como superar os problemas financeiros em casa?
Amarração amorosa funciona mesmo?